terça-feira, 4 de setembro de 2012

GRITO DOS EXCLUÍDOS 2012


“Queremos um Estado a serviço da Nação” é o tema do 18º. Grito dos Excluídos.
O Grito é uma atividade que incentiva e busca criar uma cultura de participação direta da população. O empoderamento dos grupos e pessoas excluídas é condição para a transformação social. É uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto a pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
A experiência do Grito nasceu de duas fontes distintas, mas complementares: de um lado, teve origem no Setor Pastoral Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); de outro lado na Campanha da Fraternidade de 1995, cujo lema “Eras tu, Senhor” abordava o tema Fraternidade e Excluídos. O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
- denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
- tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
- propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
Este ano o Grito em Fortaleza quer fazer ecoar o clamor do povo excluído, ao mesmo tempo, anunciar vitórias, proclamar esperança e dizer que é possível uma sociedade do bem viver. Para isso, as Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza, em parceria com Movimentos Sociais e Populares de Fortaleza irão às ruas no dia 7 de setembro ecoar o grito por direitos, dignidade e justiça social para todos. É uma atividade que acontece nacionalmente e cada diocese prepara o seu Grito de acordo com os temas nacionais e locais. Em Fortaleza a pauta contém os seguintes temas: Educação, Saúde, Moradia, Megaprojetos, Segurança Pública e Geração de Renda.
Semana Social Brasileira
O Grito está em consonância com o processo de realização da 5ª. Semana Social Brasileira (SSB) que tem o objetivo de mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos sociais, as pastorais, os organismos e as forças sociais para refletirem sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado Brasileiro e participarem do processo de sua democratização, promovendo a inclusão dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável. A SSB é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz.
A realização das Semanas Sociais Brasileiras conta com o apoio de diversos atores e setores da sociedade desde o início dos anos 90. Ela aglutina essas forças além de partilhar experiências do “Bem Viver”. Esse ano a democratização do Estado no Brasil, a partir das estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais, será um dos pilares de reflexão da 5ª SSB.
Concentração, Mística e Caminhada
Momento orante com acolhida e mística na concentração, que acontecerá na Praça do CEARTE, a partir das 9h30 min, com uma caminhada com alas das temáticas citadas acima.
Serviço
Quem organiza: Pastorais sociais, CEBs, Organismos da Arquidiocese de Fortaleza e movimentos sociais e populares, ONGs, Sindicatos, Redes e Fóruns em Defesa da Vida.
Quando: 7 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário