domingo, 25 de novembro de 2012

Bento XVI preside o quinto Consistório deste pontificado


Consistorio_1O Papa Bento XVI presidiu a celebração do Consistório para a criação de seis cardeais no último sábado, 24 de novembro. Este foi quinto Consistório no Pontificado de Bento XVI. O rito de entrega do barrete e do anel ocorreu na Basílica de São Pedro, às 11h (pelo horário de Roma), segundo divulgou o Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

Os novos cardeais são o patriarca libanês Béchara Boutros Raï, de 72 anos; o estadunidense Dom James Michael Harvey, de 63 anos, até agora Prefeito da Casa Pontifícia; Dom John Olorunfemi Onaiyekan, de 68 anos, Arcebispo de Abuja (Nigéria); Dom Rubén Salazar Gómez, com 70 anos, Arcebispo de Bogotá (Colômbia); Dom Luis Antonio Tagle, de 55 anos, Arcebispo de Manila (Filipinas); e o Arcebispo indiano Dom Baselios Cleemis Thottunkal, de 53 anos, que se vai tornar o mais jovem membro do colégio cardinalício.

Após a proclamação das leituras e da alocução, Bento XVI leu a fórmula de criação e proclamou solenemente os nomes dos seis cardeais, para os unir com “um vínculo mais estreito à Sé de Pedro”. Depois houve a profissão de fé e o juramento dos novos cardeais, de fidelidade e obediência ao Papa e seus sucessores, “agora e para sempre”. Cada um ajoelhou-se, para receber o barrete cardinalício, que Bento XVI colocou “como sinal da dignidade do cardinalato”, significando que todos devem estar prontos a comportar-se “com fortaleza, até à efusão do sangue".

O Papa ofereceu ainda um anel aos novos cardeais para que se “reforce o amor pela Igreja”, seguindo-se a atribuição a cada cardeal uma igreja de Roma (título ou diaconia) – que simboliza a “participação na solicitude pastoral do Papa” na cidade -, bem como a entrega da bula de criação cardinalícia, momento selado por um abraço de paz. Ainda no sábado, ocorreram as visitas de cortesia aos novos cardeais, no Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário