sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Nota da CNBB sobre a seca no Nordeste
“Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados” (2Cor 4,8)
Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, vimos manifestar nossa solidariedade aos irmãos e irmãs que sofrem com a seca no Nordeste. Esta situação, que se prolonga de forma desalentadora, exige a soma de esforços e de iniciativas de todos: governo, Igrejas, empresários, sociedade civil organizada - para garantir às famílias a superação de tamanha adversidade.
Os recursos liberados pelo governo e o auxílio das Cáritas Diocesanas e de outras entidades são, sem dúvida, imprescindíveis para o socorro imediato dos afetados por tão longa estiagem, considerada a pior nos últimos 30 anos. Estas iniciativas têm contribuído para diminuir a fome, a mortalidade infantil e o êxodo. Sendo, porém, a seca uma realidade do semiárido brasileiro, é urgente tomar medidas eficazes que possibilitem a convivência com este fenômeno. Considerem-se, para esse fim, o desenvolvimento de políticas públicas específicas para a região e o aproveitamento das potencialidades das populações locais.
Preocupa-nos o risco de colapso hídrico urbano devido à falta de planejamento para um adequado fornecimento de água. Especialistas na área vêm nos mostrando que há meios mais baratos e de maior alcance social do que os megaprojetos, como a transposição dos recursos hídricos do Rio São Francisco, construção de grandes açudes, dentre outros.
No meio rural, as cisternas para a captação de água de chuva, iniciativa da Igreja Católica, mostraram-se eficientes para enfrentar períodos de estiagem prolongada. É importante ampliar essa iniciativa e também investir na construção de cisternas “calçadão” para a produção de hortaliças. Já a aplicação dos recursos financeiros e técnicos necessita ser ampliada e universalizada, levando-se em conta o protagonismo das populações locais e de suas organizações, no campo e na cidade. Torna-se necessário o controle para que os recursos sejam otimizados e cheguem realmente aos mais necessitados. Um planejamento adequado pode garantir soluções permanentes e duradouras que assegurem as condições de vida digna para todos.
A fé e a esperança, distintivos de nossos irmãos nordestinos, animem seus corações nesta hora de sofrimento e de dor. “Esperando contra toda esperança” (Rm 4,18), confiem-se ao Deus da vida e por seu Filho clamem: “Fica conosco, Senhor, porque ao redor de nós as sombras vão se tornando mais densas, e tu és a Luz; em nossos corações se insinua a desesperança, e tu os fazes arder com a certeza da Páscoa” (DAp 554).
Que o Divino Espírito Santo e Maria iluminem e inspirem a todos na esperança e na construção do bem.
Brasília, 28 de novembro de 2012.
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
NOTA DE FALECIMENTO
É com pesar que comunicamos o falecimento do nosso irmão encontrista Lucivaldo Pinheiro da Rocha, conhecido com o nome "XILA"(à direita na foto). O casal Xila e Naninha vivenciaram o 31º ECC de São Pio X.
O nosso Pároco Pe. Abel Jakson e o Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de São Pio X envia aos familiares e amigos as sinceras condolências; reafirmamos nossa fé na ressurreição. Que Deus nosso pai de misericórdia acolha o nosso irmão Xila no reino Celeste. Amém.
Informações sobre velório na Rua Paraná, 683 - Panamericano.
Equipe Dirigente do ECC São Pio X.
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Domingo celebraremos o início do Tempo do Advento
No próximo domingo, 02/12, a liturgia da Igreja iniciará o advento, tempo de
preparação para o santo Natal. São quatro semanas que antecedem a data magna da
encarnação de Deus em nossa história. Neste tempo Igreja entoa um canto de
esperança, àquele que esta por chegar, o príncipe da paz, o Emanuel, o
Deus-conosco. Este canto, primeiramente entoado pelos profetas, João Batista e
Maria, continua ressoando no seio da Igreja que clama:”Vem Senhor, vem nos
salvar. Vem sem demora nos dar a paz”
O Advento é
tempo de preparação com dupla característica: Preparação para as solenidades do
Natal, nas quais se recorda a primeira vinda do filho de Deus ao meio dos
homens; e simultaneamente, tempo em que nos preparamos para segunda vinda de Cristo no fim dos tempos.
O ADVENTO É
TEMPO DE:
1 – ESPERA, alegre chegada e amorosa acolhida. Ora, o Senhor Jesus é a
pessoa mais querida, mais adorável e especial em nossa vida e nossa
história.
2- RENOVAÇÃO espiritual e mudança de vida, através da penitência ou conversão ,
simbolizado na cor roxa que acompanha as celebrações do advento.
3- APROFUNDAR e
melhorar nossas relações de amizade, de fraternidade e de convivência na
família, na comunidade, com a vizinhança, como sinal da chegada do reino entre
nós.
4- ORAÇÃO. A
oração é diálogo íntimo com o Pai, por e com Jesus, no Espírito Santo.
5 – ESCUTA e
atenção à palavra de Deus. Jesus é a palavra viva de Deus para o mundo.
Alguns símbolos
que nos ajudam a vivenciar o espírito do advento:
•Cor roxa: no altar, na mesa da palavra e nas vestes litúrgicas, lembra-nos a
espera, enchendo nossos corações de esperança e nos convida a uma renovação
espiritual (no Terceiro domingo, denominado Domingo da Alegria, pode-se usar a cor rosa.
•A coroa do advento: feita com ramos verdes, enfeitadas com fitas coloridas e 4
velas, convida-nos a permanecer acordados, com nossas lâmpadas acesas em
constante vigilância. A cada domingo, nos ritos iniciais acende-se uma vela,
retomando-se o costume judaico de celebrar a chegada da luz abrangendo toda a
humanidade espalhada pelos 4 pontos cardeais.
•No advento não se canta o Hino do Glória na Missa(exceto nas festas e solenidades), o
uso de instrumentos musicais e ornamentação devem ser com moderação, de modo a
não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor.
EXPONATAL 2012 será realizada ao ar livre
O evento é único na categoria e busca valorizar o sentido do Natal. Neste ano contará com a presença do Hemoce coletando sangue de doadores voluntários. Entrada gratuita.
Todo o encanto do Natal estará presente na EXPONATAL 2012, feira única na categoria, organizada pela Comunidade Católica Shalom, que acontecerá de 14 a 16 de dezembro na Praça Luiza Távora, a partir das 18h com entrada gratuita.
A novidade desta edição fica por conta do Festival de Natal, uma rica programação cultural acompanhada de muita diversão em um evento realizado ao ar livre. Os participantes poderão conferir apresentação de corais, concerto de Natal, concurso de presépios, exposição artesanal e o espetáculo Filho de Deus Menino Meu.
Para as crianças haverá uma programação especial, enquanto os pais aproveitam tranquilos os outros espaços do Festival. No Bazar solidário serão vendidas peças de roupas novas e seminovas cuja renda será revestida para as obras de evangelização da Comunidade Shalom. Os projetos de promoção humana da instituição exporão os produtos confeccionados artesanalmente pelos abrigados no Albergue Shalom e atendidos na Comunidade Terapêutica do Projeto Volta Israel.
Concurso de Presépios:
Com o objetivo de resgatar a cultura do Natal a feira promove mais uma edição do Concurso de Presépios. Haverá votação e as três obras mais criativas receberão premiação em dinheiro. Para inscrever-se basta acessar o site www. comshalom.org\exponatal no menu concurso de presépios.
Parceria com o Hemoce
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceara (HEMOCE) confirmou sua presença na EXPONATAL 2012 onde estará com sua unidade móvel coletando sangue nos dias 14 e 15 de dezembro na Praça Luiza Távora.
É a primeira vez da parceria entre a EXPONATAL e Hemoce. “Queremos motivar a vivência concreta da solidariedade neste período natalino que nos recorda o nascimento do Menino Deus”, disse Tobias Cortez, gestor de eventos da Comunidade Católica Shalom.
CD e Espetáculo
Conhecida por sua produção cultural e artística a Comunidade Católica Shalom escolheu a EXPONATAL para lançar o CD Príncipe da Paz, uma coleção de músicas natalinas compostas especialmente para a data que celebra o nascimento de Jesus.
O público também poderá conferir ao espetáculo Filho de Deus Menino Meu, uma adaptação da obra homônima de autoria da escritora cearense Emmir Nogueira. O roteiro conta a história de uma trupe que viaja mundo afora encenando a encarnação do Verbo. São mais de cinquenta artistas em cena e a trilha sonora é autoral. O espetáculo reúne teatro, dança e uma mistura de ritmos que vai do baião ao samba.
SERVIÇO:
EXPONATAL 2012
DATA: 14 A 16 de dezembro de 2012
LOCAL: Praça Luiza Távora (Pracinha da Ceart) Av. Santos Dumont/esquina com R. Carlos Vasconcelos.
SITE: http://www.comshalom.org/exponatal/
MAIS INFORMAÇÕES: 85 3295.4583
Atrações: Apresentação de Corais, artistas da Comunidade Católica Shalom, Concerto Natalino, Bazar Solidário,Concuso de Presépios, Exposição de produtos artesanais, espetáculo Filho de Deus Menino Meu, lançamento do CD Príncipe da Paz.
Nova Equipe Dirigente do ECC - Paróquia de São Pio X
O ECC é um serviço da Igreja que na verdadeira DOAÇÃO, com casais disponíveis para servir na POBREZA e no verdadeiro espírito de SIMPLICIDADE, como autênticos cristãos, estão sempre dispostos a evangelizar com ALEGRIA, tendo em Jesus o alicerce e a plenitude que nos renova pela ORAÇÃO e abençoa nossas famílias.
Com este texto foi apresentada a nova equipe dirigente do ECC que iniciará o mandato a partir de 1º de Janeiro de 2013. Agradecemos o sim destes casais que darão continuidade aos trabalhos do Encontro de Casais com Cristo, cuja obra é do próprio Jesus Cristo.
Equipe Dirigente 2013
Casal Fichas: Bahia e Livânia
Casal Montagem: Gabriel e Fátima
Casal Palestra: Washington e Maria
Casal Finanças: Oton e Tatiane
Casal Pós-Encontro - Epifânio e Débora
Casal Setorial: Régis e Leila
Com este texto foi apresentada a nova equipe dirigente do ECC que iniciará o mandato a partir de 1º de Janeiro de 2013. Agradecemos o sim destes casais que darão continuidade aos trabalhos do Encontro de Casais com Cristo, cuja obra é do próprio Jesus Cristo.
Equipe Dirigente 2013
Casal Fichas: Bahia e Livânia
Casal Montagem: Gabriel e Fátima
Casal Palestra: Washington e Maria
Casal Finanças: Oton e Tatiane
Casal Pós-Encontro - Epifânio e Débora
Casal Setorial: Régis e Leila
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Apresentação da nova equipe dirigente 2013 e Encontrão de Novembro
"Só Deus faz crescer, o que planta e o que rega são iguais". Este é o tema do 11º Encontrão do ECC com as Famílias que será realizado no dia 27 de novembro, às 20hs no Salão Paroquial São Pio X. Será um momento oportuno de renovarmos a nossa missão na evangelização das famílias de nossa comunidade. Teremos louvor, pregação e a apresentação da nova equipe dirigente do ano de 2013. Contamos com a presença de todos os casais do ECC e da comunidade paroquial
domingo, 25 de novembro de 2012
Bento XVI preside o quinto Consistório deste pontificado
O Papa Bento XVI presidiu a celebração do Consistório para a criação de seis cardeais no último sábado, 24 de novembro. Este foi quinto Consistório no Pontificado de Bento XVI. O rito de entrega do barrete e do anel ocorreu na Basílica de São Pedro, às 11h (pelo horário de Roma), segundo divulgou o Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.
Os novos cardeais são o patriarca libanês Béchara Boutros Raï, de 72 anos; o estadunidense Dom James Michael Harvey, de 63 anos, até agora Prefeito da Casa Pontifícia; Dom John Olorunfemi Onaiyekan, de 68 anos, Arcebispo de Abuja (Nigéria); Dom Rubén Salazar Gómez, com 70 anos, Arcebispo de Bogotá (Colômbia); Dom Luis Antonio Tagle, de 55 anos, Arcebispo de Manila (Filipinas); e o Arcebispo indiano Dom Baselios Cleemis Thottunkal, de 53 anos, que se vai tornar o mais jovem membro do colégio cardinalício.
Após a proclamação das leituras e da alocução, Bento XVI leu a fórmula de criação e proclamou solenemente os nomes dos seis cardeais, para os unir com “um vínculo mais estreito à Sé de Pedro”. Depois houve a profissão de fé e o juramento dos novos cardeais, de fidelidade e obediência ao Papa e seus sucessores, “agora e para sempre”. Cada um ajoelhou-se, para receber o barrete cardinalício, que Bento XVI colocou “como sinal da dignidade do cardinalato”, significando que todos devem estar prontos a comportar-se “com fortaleza, até à efusão do sangue".
O Papa ofereceu ainda um anel aos novos cardeais para que se “reforce o amor pela Igreja”, seguindo-se a atribuição a cada cardeal uma igreja de Roma (título ou diaconia) – que simboliza a “participação na solicitude pastoral do Papa” na cidade -, bem como a entrega da bula de criação cardinalícia, momento selado por um abraço de paz. Ainda no sábado, ocorreram as visitas de cortesia aos novos cardeais, no Vaticano.
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
11º Encontrão do ECC
"Só Deus faz crescer, o que planta e o que rega são iguais". Este é o tema do 11º Encontrão do ECC com as Famílias que será realizado no dia 27 de novembro, às 20hs no Salão Paroquial São Pio X. Será um momento oportuno de renovarmos a nossa missão na evangelização das famílias de nossa comunidade. Teremos louvor, pregação e a apresentação da nova equipe dirigente do ano de 2013. Contamos com a presença de todos os casais do ECC e da comunidade paroquial.
Arquivos da Igreja Católica ajudam a contar história do Estado
Os documentos antigos foram recentemente recuperados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e estão disponíveis na Sala de História Eclesiástica do Ceará da Arquidiocese de Fortaleza. A sala fica na parte interna da Faculdade Católica de Fortaleza, no prédio do Seminário da Prainha.
Em manuscritos, documentos, jornais e livros antigos a história se faz presente. As memórias de um povo e os hábitos pretéritos, quando preservados, quase podem se eternizar no papel. A sala de História Eclesiástica do Ceará da Arquidiocese de Fortaleza guarda pedaços que ajudam a contar a história da Capital. E do Estado. Por meio de arquivos da Igreja Católica, reunidos desde o fim da década de 1960, é possível desfiar momentos em que o Ceará ainda era uma colônia. Ou dos tempos em que o Estado estava sob à autoridade do Império. O Ceará República também está lá. Até os tempos mais recentes.
“A sala guarda e preserva a memória histórica do Ceará, como um todo. Não só da Igreja. Mas também das histórias que se desenvolvem das relações pessoais”, ressalta o monsenhor João Jorge, vigário geral da Arquidiocese de Fortaleza e diretor da Sala de História Eclesiástica do Ceará. Todo o acervo foi formado por documentos das paróquias de Fortaleza e de livros pertencentes a padres e bispos. Os documentos passaram recentemente por um processo de preservação, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O trabalho, que contou com limpeza e condicionamento adequado, foi finalizado em agosto último.
Um dos destaques da sala é a coleção quase completa do jornal O Nordeste. O jornal, que circulou diariamente na capital cearense entre 1922 e 1967, era um veículo católico, amparado pela Arquidiocese de Fortaleza. “Mas não eram apenas informações sobre a Igreja. Os acontecimentos atuais também eram retratados”, cita o monsenhor, destacando que o jornal é uma fonte de preservação da memória histórica do Estado. Há ainda atas manuscritas, fotografias, correspondências de religiosos, livros antigos e materiais impressos pertencentes a padres, como material de congressos que dom Aloísio Lorscheider participou.
A sala costuma ser usada por quem se debruça a estudar, unir os pedaços e contar a história. Gente daqui e de lugares distantes. Interessados na história da Igreja ou nos costumes do povo dos tempos passados. “Seminaristas, historiadores, escritores. São os que mais procuram. Tem estudiosos de outros países também”, conta a secretária da sala, Brígida Lima, que acompanha as visitas. O monsenhor lembra ainda daqueles que escrevem biografias. “Os pesquisadores de dom Helder Câmara já estiveram aqui”. O local, que guarda a memória, é uma sala alta, com três compartimentos.
Com estantes cheias de livros antigos, arquivos guardados em pastas, jornais arquivados e uma mesa grande para apreciar o material. O local fica na parte interna da Faculdade Católica de Fortaleza, no prédio do Seminário da Prainha. No mesmo lugar, outro ambiente, que guarda os arquivos da Cúria Metropolitana de Fortaleza, faz parte da sala. O acervo, segundo o monsenhor, reúne livros de registros de batizados, casamentos e óbitos das primeiras paróquias de Fortaleza. “Muitos procuram para montar árvore genealógica da família”. No momento, o monsenhor João Jorge explica que esse material não está disponível para consulta, por causa de uma reforma no espaço.
ENTENDA A NOTÍCIA
Desde a década de 1970, os documentos da sala de História Eclesiástica do Ceará da Arquidiocese de Fortaleza estão disponíveis para visita. A sala contém documentos pertencentes à Igreja Católica, como atas, fotografias, livros antigos e jornais. Acervo foi recuperado recentemente.
Serviço
Para visitar (sala de História Eclesiástica do Ceará da Arquidiocese de Fortaleza)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas
Local: avenida Dom Manuel, 3 – Centro/ Telefone: (85) 3388 8712
Saiba mais
Preservação
Conforme a restauradora do Iphan e coordenadora do projeto de preservação, Márcia Lessa, o processo envolveu, além da limpeza e do condicionamento adequado, a identificação e a organização dos itens.
Alguns livros também passaram por restauração. Foi feita ainda a identificação dos materiais que vão precisar ser restaurados. Ao todo, foram 30 meses de trabalho. “Com esse projeto, houve uma disponibilização maior do acervo”, explicou Márcia Lessa.
O projeto foi realizado em duas etapas e teve o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD) do Ministério da Justiça.
Assinar:
Postagens (Atom)