quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Agradecimento

Prezados amigos seguidores do blog do ECC de São Pio X.
A equipe dirigente do ECC 2012 agradece a todos os seguidores desta importante ferramenta de comunicação e que neste nos ajudaram a concretizar o projeto de evangelização através das novas mídias. Estamos transferido para nova equipe dirigente de 2013 a administração do blogger.

Um grande abraço!

Márcio e Gleyci
Toni e Dina
Aurembergue e Michele
Renato e Luana
Marlon e Karla

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Natal é tempo de gratidão a Deus


sagrada_familia_2012
Natal é tempo de paz, de graça e de alegria, e, principalmente, de gratidão a Deus por ter nos enviado, por meio de Maria, seu Filho, para ser o nosso Redentor.
Esta é a causa e a fonte da verdadeira alegria para nós no Natal: a plena convicção de que Deus nos ama infinitamente, a ponto de, pelo mistério da encarnação, assumir a condição humana e tornar-se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado.
Este gesto de amor atinge seu ápice quando Jesus aceita, livremente, morrer na cruz por nós. Jesus venceu a morte com a própria morte e ao ressuscitar concedeu-nos a salvação e nos conferiu a dignidade de sermos chamados filhos de Deus. “E a razão pela qual o Verbo de Deus se fez homem foi para que o homem ao entrar em comunhão com o Verbo e ao receber, assim, a filiação divina, se convertesse em filho de Deus. Porque o Filho de Deus se fez homem para nos fazer Deus” (CIC 460).
Jesus veio ao mundo para nos revelar que “Deus é amor”. Ele é justiça, misericórdia e bondade infinita. É esse mistério do amor e da bondade de Deus, manifestado em Nosso Senhor Jesus Cristo, que celebramos no Natal. Se acreditamos, de fato, no verdadeiro sentido do Natal, devemos reafirmar nossa fé e renovar o compromisso, assumido em nosso batismo, de ser discípulo e missionário de Jesus Cristo e de trabalhar pela construção de um mundo mais justo, humano e fraterno. Nós, cristãos, em meio a uma sociedade de consumo e num mundo, muitas vezes, insensível aos valores religiosos, devemos testemunhar que Natal sem Jesus não é verdadeiro Natal.
Alegremo-nos e demos graças a Deus: “Eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10).
Ao querido brasileiro, os melhores votos de um Feliz e Santo Natal e um 2013 com muitas bênçãos do Senhor!
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida (SP)
Presidente da CNBB

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Horário das Missas de Natal e Ano Novo


Programação das Missas de Natal e Ano Novo na Paróquia de São Pio X.

Dia 24/12 - 19h - Missa do Natal do Senhor.
Dia 25/12 - 17h - Missa do Natal do Senhor.

Dia 30/12 - 19h - Missa do Ano Novo
Dia 01/01/13 - 17h - Missa do Ano Novo - Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Confraternização Natalina dos Padres da Arquidiocese de Fortaleza

A arquidiocese de Fortaleza realizou na manhã do dia 21 de dezembro a confraternização natalina dos presbíteros. Foi um momento rico de amizade e convívio entres os padres, bispos e diáconos. Durante a confraternização foram apresentados os 5 diáconos que na noite do 21/12 receberam a ordenação sacerdotal na catedral.





sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Os símbolos do Natal


O Natal, além de nos lembrar o nascimento de Jesus Cristo, é um época muito especial por fazer brotar dentro das pessoas bons sentimentos, como a solidariedade. Mas também é cheia de símbolos, que embelezam ainda mais os nossos dias, como o Papai Noel, o presépio, a árvore, as velas e até os presentes. Todos eles têm uma história diferente e, a cada ano, ressurgem como se fosse pela primeira vez.  


A data 25 de dezembro - Diferente do que a maioria acredita, o nascimento de Jesus Cristo não aconteceu no dia 25 e muito menos em dezembro. É impossível precisar quando foi esse dia. Segundo os teólogos, se formos levar ao pé da letra o que dizem os Evangelistas, essa data não foi em dezembro, mês de inverno no Hemisfério Norte. Os textos evangélicos falam de pastores andando pelos campos com suas ovelhas e isso não seria possível em noite de inverno.Se houver fundamento histórico na descrição bíblica, o mais próximo da verdade seria dizer que o nascimento do Menino Jesus se deu entre março e abril, o que também é especulação.
O dia 25 de dezembro foi escolhido porque, muitos povos da Antiguidade, como os romanos, os gregos, os celtas e os germânicos, tinham o costume de realizar grandes festas nessa época do ano, por ocasião do solistício de inverno. Era o momento em que a noite no Hemisfério Norte alcançava sua duração máxima e a partir daí, os dias iam, pouco a pouco, tornando-se mais longos, anunciando a primavera.
A celebração pagã, realizada em 25 de dezembro, e conhecida como Nascimento do Sol Invencível, foi apropriada pelo Cristianismo no século 4º para marcar o nascimento de Jesus. Quem assim determinou foi o papa Júlio I, que esteve à frente da Igreja entre os anos 337 e 352. Naquela época, o Cristianismo deixava de ser uma "religião ilícita". Com o Édito de Constantino, em 313, a fé cristã passa a ser tolerada por Roma e, em 380, por determinação do imperador Teodósio, o cristianismo é declarada como a única religião lícita e oficial do Império Romano. A festa cristã apagou o culto ao Sol Invencível.

Presépio – A arte na montagem do presépio nasceu em 1224, na cidade italiana de Greccio, onde São Francisco de Assis teve a feliz iniciativa de encenar com os moradores locais o nascimento de Jesus, tal como estava descrito no Evangelho. A iniciativa fez grande sucesso e inspirou a difusão da imagem do presépio pelo mundo cristão, chegando ao Brasil no século 16, pelas mãos do frade Gaspar de Santo Agostinho. Muito antes da encenação do presépio vivo, no entanto, a cena já era representada em vitrais e pinturas dos primeiros séculos do cristianismo. O hábito de montar presépio ganhou impulso no século 17, pois os nobres europeus passaram a colecionar peças que representavam a Sagrada Família.

Velas – As velas, que muitos povos costumam pendurar nos galhos da árvore para acender na noite de Natal, simbolizam a presença de Cristo como luz que ilumina os homens e aquece seus corações. As velas foram substituídas por lâmpadas. O costume de armar árvores de Natal era mais popular na Alemanha, mas foi difundido para o mundo a partir do século 19, quando a tradição penetrou na Inglaterra, então a maior potência mundial.



Árvore de Natal – A árvore sempre foi considerada expressão de fertilidade da mãe natureza. Por isso, muitos povos indu-europeus, 2 mil anos antes do nascimento de Jesus, já lhe rendiam culto. A árvore como símbolo natalino teve origem no costume pagão de alguns povos europeus que enfeitavam suas casas durante o inverno, com folhagens ainda verdes, para anunciar a proximidade da primavera. No período medieval, esse hábito foi retomado pelos germânicos, que traziam para dentro de suas casas uma pequena árvore, decorando-as com maçãs. Ao longo do tempo, os frutos foram substituídos por bolas vitrificadas e o pinheiro passou a ser utilizado para a montagem da árvore de Natal, por manter suas folhas e a coloração verde, mesmo sob o mais rigoroso invernos. Na simbologia natalina, o pinheiro verde indica a manutenção da vida, mesmo nas condições mais adversas, enquanto as bolas representam os frutos oferecidos por Jesus à humanidade.
Missa do Galo – A celebração é realizada na passagem do dia 24 para 25 de dezembro e é uma tradição na Igreja, pelo menos desde o século 6º. Naquela época, em Roma, celebravam-se três missas de Natal, sendo que a primeira delas, iniciada à meia-noite do dia 24 de dezembro, era conhecida como Missa da Vigília do Canto do Galo, denominação depois abreviada para Missa do Galo. Na verdade, o próprio canto do galo é também um sinal de que as trevas da noite estão dando lugar a um novo dia, tal qual a vinda de Jesus representa uma luz na história da humanidade.


Papai Noel – Esse velhinho adquiriu no século passado um caráter comercial graças à apropriação de sua figura por parte de uma campanha publicitária feita no rótulo de uma grande marca de refrigerante. Mas, segundo a tradição, ele teria sido inspirado em São Nicolau, santo patrono das crianças e dos marinheiros, que nasceu em 271, na Ásia Menor e foi ordenado bispo de Myra, a atual Turquia. São Nicolau dedicou a sua vida aos menos favorecidos e costumava se disfarçar para deixar presentes, como dinheiro, comida e roupas nas janelas das casas humildes. Em alguns países, como na Polônia, os presentes não são entregues na noite de Natal, mas em 6 de dezembro, quando se comemora o aniversário de São Nicolau. A data também é festejada na Holanda e na Alemanha. A figura de São Nicolau foi associada à neve, trenó e renas no livro a “Uma Visita de São Nicolau”, escrito em 1823, pelo inglês Clement Moore. Começou-se assim a delinear a figura do Papai Noel.

Presentes – Conforme conta a tradição, os três Reis Magos, guiados pela estrela de Belém, foram ao local do nascimento de Jesus levando como presentes ao recém-nascido ouro, incenso e mirra. Há quem veja nesse gesto uma explicação para a tradicional troca de presentes no dia de Natal. Aliás, em alguns países, essas lembranças são dadas apenas no dia 6 de janeiro, como referência à data em que Melchior, Baltasar e Gaspar teriam visitado o Menino Jesus. Para os cristãos, o gesto deveria simbolizar a alegria pela vinda de Jesus ao mundo e a gratidão a Deus pelo presente dado por Ele à humanidade.


Fonte: Revista Família Cristã online

Diáconos serão ordenados presbíteros hoje, às 18h30min, na Catedral Metropolitana de Fortaleza



ordenados1A Arquidiocese de Fortaleza realiza no dia 21 de dezembro, às 18h30, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, a Celebração Eucarística na qual serão ordenados presbíteros pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza. São eles: Diác. Antony Christopher de Amorim Gadelha; Diác. Helano Samy da Silva Holanda; Diác. João Batista Aires Silva; Diác. Paulo Roberto Lima dos Reis; Diác. Zacarias Virgílio de Araújo Filho.
Informações (85) 3388.8702 ou (85) 3388.8703

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pastoral da Comunicação - São Pio X. Em janeiro um novo projeto!


A Pastoral da Comunicação, mais do que se dedicar à operação dos meios de comunicação para divulgar os eventos através de boletim, jornal, rádio e site, tem a missão de fazer fluir a comunicação entre pessoas, pastorais, comunidades como um todo, de uma forma acolhedora, tendo como mística a comunhão e a unidade. Sua principal missão, assim como a da Igreja, é Evangelizar. É sempre mais desafiador para os evangelizadores na pós modernidade atingir os interlocutores, falar a sua linguagem, utilizar os seus meios. Em 1990 já nos exortava o Papa João Paulo II em sua Encíclica Redemptoris Missio: “O primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações, que está a unificar a humanidade, transformando-a — como se costuma dizer — na 'aldeia global'. Os meios de comunicação social alcançaram tamanha importância que são para muitos o principal instrumento de informação e formação, de guia e inspiração dos comportamentos individuais, familiares e sociais. Não dá para ignorar o crescente número de pessoas que se atualizam e se informam pela internet. A estimativa é que em 2012 um bilhão e 800 milhões de pessoas no mundo todo terão acesso a internet. Tanto é assim que o Vaticano já tem presença em redes sociais como Twitter, Youtube e outras. Dada essa importância é urgente a reimplantação e dinamização da PASCOM em nossa Paróquia de São Pio X.

Se você se identifica com a área da comunicação...junte-se a nós no novo projeto - PASCOM SÃO PIO X.

Maiores informações com o casal Márcio e Gleyci
85 8805 5729 / 3033 0307

“A vida do homem conhecer e amar a Deus”


dom-jose-antonioboa-200x200

No objetivo do “Ano da Fé”, proposto pelo Papa Bento XXVI para toda a Igreja, está a renovação dos fundamentos da vida cristã nos que já a receberam e no anuncio renovado do Evangelho a toda a humanidade.
Como instrumento muito útil para este objetivo temos o Catecismo da Igreja Católica que apresenta em síntese os conteúdos da fé cristã a quem já crê e aos que a quiserem conhecer realmente.
Assim o ponto de partida de toda a apresentação da Fé feita pelo Catecismo da Igreja Católica está a realidade mesma da pessoa humana que, criada por Deus, tem como sua finalidade o conhecimento e o amor do mesmo Deus para a plena realização da vida humana.
É experiência humana universal a busca da realização pessoal e a própria felicidade. Esta abertura fundamental para sua própria fonte de vida é colocada na pessoa humana pelo próprio Criador. A vida de cada homem ou mulher que vem a este mundo não é fruto de um acaso cego e sem razão. Tem um porquê. E este é conhecido e proposto pelo próprio Criador. Seria imenso absurdo que o mistério imenso da vida e em particular da vida humana não tivesse finalidade alguma, quanto todas as invenções humanas têm seu propósito.
Nós mesmos, seres inteligentes e capazes, temos projetos e finalidades quando nos propomos tantas realizações em que expressamos sabedoria e criatividade. Seria menos inteligente e sem objetivos a criação do mesmo mundo, do universo em que vivemos e de nós mesmos?
A partir desta abertura humana é que se apresenta a proposta da comunicação divina com a humanidade e a realidade da Fé.
De sua experiência profundamente humana é que Santo Agostinho se expressa quando diz em suas “Confissões”,1: “És grande, Senhor e infinitamente digno de ser louvado; grande é teu poder, e incomensurável tua sabedoria. E o homem, pequena parte de tua criação quer louvar-te, e precisamente o homem que, revestido de sua mortalidade, traz em si o testemunho do pecado e a prova de que resistes aos soberbos. Todavia, o homem, partícula de tua criação, deseja louvar-te. Tu mesmo que incitas ao deleite no teu louvor, porque nos fizeste para ti, e nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em ti descanso.”
E como poderá a pessoa humana se encontrar com Deus?
A pessoa humana material e sensível como poderá se comunicar com este Outro que é sua fonte de existência e razão de sua realização? Como poderia se o mesmo Criador não providenciasse esta comunicação e relacionamento recíproco? (Os fabricantes humanos apresentam juntamente com seus produtos os manuais de instrução para o reto uso dos mesmos. E como são importantes para que possam servir às suas finalidades sem o perigo de que se tornem inúteis ou se estraguem por uso incorreto!)
O mesmo Agostinho lembra que a primeira comunicação divina ao homem realiza-se na própria natureza. Ela é livro onde a inteligência humana encontrará as mensagens de Deus: no universo em sua imensidão e na própria pessoa humana em seu mistério.
Mas como interpretar os sinais da natureza sem se enganar com seu significado?
Deus mesmo se torna revelador na consciência e na história humana fazendo caminho de Fé – encontro de Deus com o homem e do homem com Deus.
Assim Deus se revela na História de um povo onde faz caminho para a humanidade inteira. Outro livro irá conter a comunicação divina em palavras – a Bíblia em seu Primeiro Testamento – testemunho da ação divina na história humana do povo hebreu e, por ele, de todas as nações.
Finalmente a revelação se torna comunicação de Deus aos homens na encarnação do Verbo (Filho Eterno do Deus Eterno) no homem Jesus de Nazaré. Sua vida, sua morte, sua ressurreição, sua obra testemunham de modo compreensível a revelação de Deus que se faz comunhão com a humanidade. E revelando-se Deus com rosto humano, revela e chama o Homem à vida mesma divina – Amor – Vida Eterna.
Assim inicia o Catecismo da Igreja Católica a proposta cristã da Fé. Esta se expressará no conteúdo da Vida de Amor, em sua Vivência na pessoa e na comunidade humana, nas suas relações com Deus.
Às pessoas de nosso tempo, tão ciosas de suas capacidades criativas, mergulhadas no que é material e sensível, é necessária a (re)descoberta de algo mais profundo em nossa existência, que vai muito além do que é palpável, grandioso nas realizações humanas, mas tão limitado e passageiro, ignorante de uma meta maior.
+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

1ª Eucaristia das crianças


No domingo, 16 de dezembro aconteceu pela manhã na Igreja de São Pio X, a 1ª Eucaristia das Crianças que foram preparadas pela pastoral da catequese. Foi uma celebração cheia de alegria e emoção que foi presidida pelo nosso pároco Pe. Abel Jakson.


Parabéns aos catequistas, aos pais e principalmente as crianças que tiveram o primeiro encontro com Jesus na Eucaristia.










Missa de proclamação dos novos dirigentes do ECC - 2013

No dia 15 de dezembro, às 19h, aconteceu no Colégio Jacinto Botelho no bairro Maraponga, a missa de proclamação dos novos dirigentes do Encontro de Casais com Cristo para o ano de 2013. A celebração contou com a presença das novas equipes de todas as paróquias da Arquidiocese de Fortaleza que tem o ECC implantado, casal arquidiocesano, casais setoriais e diretores espirituais. Desejamos a todos os casais sucesso na missão.





Papa convida fiéis a se prepararem bem para acolher o amor de Deus

Mudar a conduta de vida, praticar a solidariedade e a justiça para preparar-se para acolher o amor de Deus. Este foi o convite lançado pelo Papa Bento XVI durante a Missa do terceiro domingo do Advento, presidida na manhã deste domingo, 16, na paróquia romana de São Patrício no Colle Prenestino. 

Na homilia, o Papa, que vestiu a casula rosa do Domingo “Gaudete”, no qual a liturgia convida à alegria, chama a este compromisso dos cristãos a não viver uma fé intimista, mas a difundir de modo concreto a felicidade recebida do Senhor:

“Quem acolhe os dons de Deus de modo egoísta, não encontra a verdadeira alegria; em vez disso quem aproveita a ocasião dos dons recebidos de Deus para amá-Lo com sincera gratidão e para comunicar aos outros o seu amor, estes têm um coração realmente cheio de alegria”.

Comentando as palavras de João Batista no Evangelho deste terceiro domingo do Advento, o Papa recordou que quem quer seguir Jesus deve mudar de vida.

“Deus não exige nada de extraodinário, mas que cada um viva segundo os critérios de solidariedade e de justiça; sem isso não se pode se preparar bem ao encontro com o Senhor”, disse.

Vivendo desta forma, Bento XVI explicou que Deus conduzirá os fiéis à comunhão com Ele e no coração do homem haverá a verdadeira alegria e a paz, também nos momentos de dificuldade e de fraqueza.

O Santo Padre destacou que, quem faz esta experiência, não tem mais motivo algum para desconfiança, desânimo ou tristeza em qualquer que seja a situação que se deva enfrentar. Ele lembrou que só o pecado afasta o ser humano de Deus.

“Mas, mesmo quando nós nos afastamos, Ele não cessa de nos amar e continua a ser próximo com a sua misericórdia, com a sua disposição a perdoar e a nos acolher no seu amor”.

Ao término da homilia, o Papa saudou a vitalidade desta paróquia de periferia, convidando as várias realidades eclesiais presentes a “viver a complementaridade na diversidade”, para que esta comunidade possa ser sempre mais “aberta e pronta a acolher cada pessoa sozinha ou em dificuldade”.

Bento XVI exortou a fazer crescer a “co-responsabilidade pastoral” e a consolidar a experiência da catequese em ocasião do Ano da Fé. Por fim, ele se dirigiu aos jovens presentes: “Sintam-se verdadeiros protagonistas da nova evangelização, colocando as suas jovens energias, o vosso entusiasmo e a vossa capacidade a serviço de Deus e dos outros na comunidade”. 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Caravana de São Pio X na Canção Nova - SP


Nos dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2012, peregrinos de nossa paróquia participaram em Cachoeira Paulista(SP) do maior acampamento do ano da Canção Nova, o Hosana Brasil 2012, realizado na sede da comunidade. O Evento contou com a presença de grandes pregadores de nossa Igreja e músicos como Eliana Ribeiro, Celina Borges, Eugênio Jorge, Dunga e milhares de pessoas.
Pregadores do Hosana Brasil
Além da Canção Nova o grupo de peregrinos visitou o Santuário de Aparecida, Guaratinguetá(Terra do Frei Galvão), Brasília, Trindade(GO - Santuário do Divino Pai Eterno) e Caldas Novas (GO).
Conforme a organização da peregrinação "foi um momento propício para celebrar a vitória de Deus em nossas vidas, partilhando assim toda alegria e esperança com milhares de pessoas." Para 2013 a organização prepara uma novidade: a visita ao Rio de Janeiro.
Maiores informações com a Rosinha e Dra. Rosa.





















Falecimento do Pe. Dionizio - Redentorista


Ontem, 12/12, dia de Nossa Senhora de Guadalupe as 7:30 partiu para junto do Pai o Missionário Redentorista, Padre Dionísio que atualmente estava exercendo sua missão na Paróquia de São Raimundo em Fortaleza - Ceará. Que o Pai acolha este servo de Deus no Reino Celeste ao mesmo tempo bendizemos a Deus por sua vocação e missão.

Maiores informações na Paróquia de São Raimundo: (85) Rua Francisca Clotilde, 680 - Rodolfo Teófilo  Fortaleza - CE, 60431-070
(85) 3283-4973

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Confraternização do ECC da Paróquia de São Pio X


No dia 18 de dezembro, às 20h, acontecerá no salão paroquial a Confraternização Natalina do Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de São Pio X. Será um momento oportuno de celebrar e nos confraternizar no verdadeiro espírito do Natal, além de agradecer a Deus pelos trabalhos de evangelização do ECC no ano de 2012.

Contamos com a presença de todos os círculos e encontristas do ECC.


Que a Sagrada Família de Nazaré abençoe a todos!
Equipe Dirigente 2012.